domingo, 8 de maio de 2011

Poesia

A partir da discussão feita pelo grupo, no fórum, acerca do trabalho com poesia nas séries iniciais, podemos concluir que o mesmo é muito importante e que contribui de forma significativa com o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, uma vez que facilita a memória através da brincadeira com as rimas. Além disso, através da brincadeira com a poesia e a rima, a criança estará lendo, escrevendo, produzindo, interpretando oral e corporalmente e descobrindo novos conhecimentos.
Ressalta-se também a importância da rima enquanto ritmo, o que poderá ajudar a criança a criar e a estimular o seu próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento.
Não podemos esquecer que através do trabalho com poesia, de forma prazerosa, abrem-se vários leques para abordarmos assuntos e conteúdos que acharmos necessários e pertinentes. Esse trabalho ajuda a trabalhar com a memória, tão necessária em nosso dia-a-dia.
Precisamos considerar que as poesias são textos curtos, sendo assim mais fáceis de memorizar e a isso se deve o prazer das crianças em recitar as poesias aprendidas.
Podemos enriquecer nossas aulas com poesia através de inúmeras alternativas: brincando com palavras, teatros, rimas, textos ilustrativos e divertidos, som, movimento. Formas lúdicas de ensinar que despertam no aluno o desejo em aprender a ler, desenhar, criar, inventar, brincar e ser criativo, qualificando assim a aprendizagem, em especial nas séries iniciais.
A poesia possui o poder de brincando com palavras fazer a criança soltar a imaginação e construir um ambiente de aprendizagem produtivo mediado pelo prazer da leitura. Acredita-se, portanto, que a poesia é uma importante aliada na motivação para a aprendizagem e para o ensino. Então, porque não usarmos mais esse recurso em nosso planejamento?
Texto produzido a partir das postagens das alunas Arlete, Carina, Evandra, Juliâna e Vanessa

2 comentários:

  1. Muito bem colocados as reflexões e os questionamentos...
    Parabéns, queridas Valentinas: o blog está lindo!
    [] com carinho
    Kátia

    ResponderExcluir
  2. Olá Grupo Valentinas, realmente, o blog de vcs está muito lindo, as reflexões a cerca do tema poesia são muito pertinentes, e as poesias postadas acima são maravilhosas. Continuem assim ... []s com carinho tutora tecnológica - Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir