quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sobre o "Sentimentário"



Tive contato a pouco tempo com este vídeo durante uma atividade da pós Mídias na Educação. Ele me fez refletir sobre o quanto os "adultos" não veem mais as coisas coloridas, mágicas e como diz o menino no vídeo "...é chato, infinitamente chato..."
Como é gostoso quando somos capazes de definir algo por alguma lembrança, sensação ou desejo que ele desperte... Quando algo ganha uma definição singular, tão nossa, que as vezes, só nós mesmos somos capazes de compreendê-las... O termo "sentimentário", assim como minhocário, serpentário,... dá a noção de algo que se cria, que se cultiva, no caso, os sentimentos.
Então a ideia (que sempre preciso lembrar que agora não tem mais acento...rs) de criar um dicionário levando em conta os sentimentos que as palavras nos despertam é um convite para o sentir, algo que fica longe do nosso cotidiano... algo que parece que não temos mais tempo para fazer, mas que é primordial para nossa saúdepsicológica e sentimental resgatar.
Está feito o convite... agora, é só assistir ao vídeo e pensar como cultivar seu próprio sentimentário...


http://www.teladigital.org.br/teladigital/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=20680



Não sendo possível vizualizar o vídeo por este endereço, buscar por Festival de Vídeo Tela Digital, Sentimentário, de Carolina Gaessller Affonso Araújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário